"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quer aprender a mapear?


Estão disponíveis para Download no site do Meandros dois arquivos muito úteis no aprendizado de topografia e mapeamento de cavernas: um curso básico de topografias de caverna, e uma apresentação sobre como fazer mapas digitais, ambos em pdf.



"Por quê topografar cavernas?

O mapa é o primeiro passo para outras pesquisas.
A topografia de cavernas é uma atividade de extrema importância, pois todos os estudos realizados em uma caverna dependem do seu mapa.

O mapa pode ser considerado como a “certidão de nascimento” de uma caverna, pois registra não somente sua localização no planeta terra, como também informações sobre seu desenvolvimento, desnível, enfim dá uma ideia geral de como é essa espaço subterrâneo.



O mapa é necessário para a definição da relevância da caverna
Até 2008, todas as cavernas eram protegidas por Lei. Desde a assinatura do Decreto 6640-08 e da publicação da Instrução Normativa que o regulamenta, surgiu a possibilidade da supressão de cavernas. Mesmo antes da assinatura do decreto muitas cavernas foram destruídas, antes mesmo de serem cadastradas, já que qualquer caverna localizada numa jazida mineral representava o impedimento de se minerar aquela área. Agora com o Decreto, é possível suprimir cavernas, mas para conseguir essa permissão, as empresas interessadas (mineradoras, hidrelétricas...) devem realizar estudos aprofundados sobre a área a ser explorada. Surgiu então um novo mercado para as pessoas que prospectam áreas, localizam e mapeiam cavernas. Esse mercado está em alta e paga salários consideráveis."

(Texto acima extraído da introdução do curso - autor: Leda Zogbi)

Quer aprender? Entre no site, baixe os arquivos e..... mãos a obra!