quinta-feira, 16 de abril de 2015

Você gosta de fotografias?

O site TerraSub nasceu há cerca de sete anos com a motivação tornar público relatórios de atividades de exploração e documentação de cavernas. Na época, essa foi uma ação em resposta a uma prática comum na espeleologia, onde os trabalhos realizados muitas vezes ficavam arquivados em gavetas. Sem acesso publico, acabavam perdidos com o tempo.

A partir de então, diversas atividades de campo foram sendo publicadas também neste site. Descobertas, mapas, relatos, fotografias e notícias sobre o tema ganharam espaço livre para leitura de qualquer pessoa. O histórico contempla relatos desde 2006 e pode ser acessado através de uma simples busca no acervo de assuntos – na barra lateral – ou em pesquisa direcionada através de caixa de texto.

Mas sabemos que além dos relatos, o TerraSub também agrupa um bom acervo fotográfico de cavernas. Entretanto, não é a ferramenta mais adequada para publicação de imagens devido as dificuldades de pesquisa e visualização e navegação.

Pensando nisto, acabei de colocar no ar um portfolio defotografias. O tema principal são as imagens de cavernas, mas também encontramos fotos de assuntos relacionados como viagens, pessoas, paisagens e natureza em geral. A maioria das imagens encontram-se também aqui no TerraSub acompanhadas de seus respectivos relatos, mas no portfolio fica muito mais fácil e gostoso de navegar.

Boa viagem!

Daniel


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Defesa de dissertação de mestrado na FAUUSP: Atuação da arquitetura no uso público de cavernas



Apresentei no dia 24.02.2015 a dissertação de mestrado em Projeto de Arquitetura: Atuação da arquitetura no uso público de cavernas. Conceitos, métodos e estratégias para ocupação. Caverna do Diabo, SP.


A defesa ocorreu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e contou com a banca examinadora composta pela orientadora arquiteta Anália Amorim (FAUUSP), pelo geólogo Paulo Boggiani (IGc-USP) e pela arquiteta Helena Ayoub (FAUUSP).
A pesquisa une as minhas trajetórias na espeleologia e na arquitetura e busca contribuir com a discussão do uso público de cavernas com a sua conservação. 

O estudo propõe o desenvolvimento de uma base conceitual e metodológica para subsidiar estratégias para atuação da arquitetura no uso público de cavernas, baseado na pesquisa em projeto de arquitetura e tendo como estudo de caso a Caverna do Diabo e São Paulo.
A dissertação pode ser acessada nos links abaixo.

https://drive.google.com/file/d/0B-lrq1MYDLiEYThzRzFuSU15MmM/view?usp=sharing