quarta-feira, 19 de abril de 2017

Prêmio Go Outsiders homenageia grupo de espeleologia

Este mês a revista Go Outside apresenta o Prêmio Outsiders 2017. Esta é a décima segunda edição de um prêmio que reconhece atletas e aventureiros que expandem os limites do mundo outdoor.



Os homenageados são desde atletas de elite da água que se sobressaíram em campeonatos mundiais em suas modalidades até montanhistas que colocaram
seu esporte em um novo patamar, dentro e fora do Brasil.

  

Nesta edição, o reconhecimento foi além dos esportes tradicionais e entre os homenageados está o Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Diferente do montanhismo, surf, escalada ou Kite, a espeleologia é uma atividade que mistura esporte com ciência e aventura e acontece longe de câmeras e de público. Por trabalhar em lugares remotos e de difícil acesso debaixo da terra, os espeleólogos quase sempre fazem um trabalho silencioso explorando, mapeando e registrando as belezas mais escondidas no Brasil e exterior.



-->
O Bambuí existe a mais de 30 anos e mapeou a maioria das grandes cavernas brasileiras. Além de mapas, o grupo sempre esteve presente nas discussões, atividades, publicações e realizações em torno da importância e da preservação das cavernas do país. 


Homenagem mais que merecida!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Expedições pelo Brasil - Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas

O GBPE (Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas) continua em 2017 seguindo seus trabalhos de exploração, mapeamento, topografia e fotografia subterrânea. Neste ano estão sendo realizadas expedições aos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, além da participação em atividades internacionais.

Em Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017 o Grupo organizou mais uma expedição à região de Laje dos Negros, em Campo Formoso, BA. São 30 anos da descoberta da caverna e mais de 50 expedições de estudo e mapeamento na região.

A expedição contou com cerca de 30 espeleólogos, entre membros do Bambuí, integrantes do EGB (Espeleo Grupo de Brasília) e do GEGEO (Grupo de Espeleologia da Geologia - Igc Usp). Também estiveram presentes pesquisadores do Gruppo Speleologico Bolognese e Unione Speleologica Bolognese (Itália) e do CRF - Cave Researxh Fondation, de Kentucky (EUA). Os americanos, já bem habituados com grandes cavernas uma vez que participam constantemente de atividades na Mamouth Cave, atual maior caverna do mundo, com 652km de galerias exploradas.

A Toca da Boa Vista está atualmente com 110km mapeados e a Barriguda 33km. Embora os trabalhos de mapeamento sejam a cada ano mais difíceis, cada expedição gera uma importante contribuição aos mapas aumentando ainda mais a relevância destas cavernas no cenário espeleológico mundial.



 








-->

Doação de roupas, acessórios e brinquedos a povoados locais

 

Tradicionais Jegues de Laje dos Negros, descansando na sombra