Quem já visitou o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu certamente se deparou com o Centro de Visitantes, um espaço amplo e bem construído na entrada do parque. 
Em janeiro de 2021, um projeto foi concebido para aproveitar este espaço e construir uma exposição permanente sobre o parque. Com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), por meio do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE/2018), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto foi desenvolvido e executado por uma equipe de profissionais de diversas áreas do conhecimento.
A exposição levou mais de três anos para ser concluída, não apenas devido aos desafios impostos pela pandemia, mas também por seu caráter participativo, que envolveu as comunidades locais desde a concepção até a execução do projeto.
Infelizmente, um dos idealizadores e maiores entusiastas da exposição, Luís Beethoven Piló, veio a falecer pouco depois da aprovação do projeto. Em homenagem e reconhecimento de sua relevância para a criação do parque, foi a ele atribuído o nome da exposição.
  | 
| Palestra de abertura da exposição para pesquisadores, condutores e população local | 
Conteúdo:
A exposição está dividida entre duas áreas de visitação: o Centro de Visitantes Principal e o Centro de Visitantes Janelão. Nestes locais, os visitantes são conduzidos por diferentes temas relacionados à origem do Vale do Rio Peruaçu e suas principais características geológicas, biológicas e ocupação humana, desde os tempos pré-históricos até os desafios climáticos e sociais atuais.
Na curadoria e gestão do conteúdo, procurou-se integrar o conhecimento científico mais recente com os saberes locais, apresentando informações e depoimentos coletados junto às comunidades regionais.
Uma ampla equipe multidisciplinar de conteúdo científico foi formada com pesquisadores de diferentes laboratórios e universidades. 
  | 
| Espaço de acolhimento, no Centro de Visitantes Principal, com vídeos e imagens da população local. | 
  | 
| Espaço de conteúdo científico, no Centro de Visitantes Janelão. Paineis e amostras remontam de 600 milhões de anos até os desafios ambientais atuais. | 
  | 
| Desenho do perfil do Janelão com "descoberta" de animais "escondidos" ao longo da caverna. | 
  | 
| Peças arqueológicas com artesanatos atuais em ordem cronológica demonstram a evolução no uso da cerâmica local. | 
  | 
| Nicho com espeleotemas e anel de árvore ilustrando a conexão entra os trabalhos de paleoclima e dendrocronologia | 
Processo participativo:
Durante todo o processo, da criação à montagem da exposição, foi incentivada a participação das comunidades locais. Reuniões com diferentes grupos sociais, depoimentos, consultas e contratação de mão de obra regional foram constantes, fazendo desta exposição uma realização construída por muitas mãos.
As estruturas mais importantes para abrigar o conteúdo, por exemplo, foram construídas por artesãos e serralheiros locais. O trabalho de trança com palha é reconhecidamente uma especialidade de longa data no Vale do Peruaçu. Este conhecimento, transmitido de geração em geração, agora está presente nas estruturas que sustentam as obras apresentadas.
  | 
| Processo de criação e montagem, com reuniões e participação das comunidades locais. | 
  | 
Espaços expositivos em construção e em finalização. Reuniões com representantes locais e Xakriabás, peça arqueológica encontradas em trabalhos de campo e réplicas impressas em 3D para a exposição. Finalizações in loco da maquete 3D, cuja produção levou 6 meses de impressão. Painel gigante com mapa e atrativos do parque.
 
  | 
O projeto foi coordenado pelo Professor Francisco William da Cruz Jr (Chico Bill) e o doutorando Daniel Menin, ambos do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP). 
Em destaque, além dos painéis no Centro de Visitantes Janelão, uma maquete tridimensional apresenta projeções com trilhas, cavernas e outras características da região, incluindo mudanças na vegetação ao longo das estações climáticas.
  | 
| Maquete tridimensional com diferentes projeções ajudam em aulas, palestras e discussões sobre a região, | 
A exposição contou ainda com a doação de inúmeros documentos, fotografias, mapas, amostras, réplicas, equipamentos, livros e conteúdos históricos sobre a região. 
Agradecimentos especiais ao Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), à Dayanne Ferreira dos Santos Sirqueira, gestora da Unidade de Conservação, ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), Instituto de Geociências (IGc-USP), ao Grupo de Espeleologia Meandros que prontamente cedeu mapas de cavernas da região, ao Projeto Luzes na Escuridão, à Universidade Federal de Minas Gerais (departamentos de Arqueologia e História) e à Universidade Federal de Lavras (Centro de Estudos em Biologia Subterrânea – CEBs-UFLA).
  | 
Momento de abertura da exposição no Centro de Visitantes Principal
 
 .jpeg)  |  | Entrada do público na exposição logo após a abertura das portas |  
 
  | 
.jpeg)  | 
| Palestra de abertura | 
  | 
| Apresentação de vídeo inaugural com Augusto Auler e Luís Beethoven Piló | 
.jpeg)  | 
| Desenho do Perfil do Janelão feito por Vitor Moura | 
  | 
| Área expositiva no Centro de Visitantes Janelão | 
.jpeg)  | 
| Área expositiva no Centro de Visitantes Janelão | 
.jpeg)  | 
| Apresentação de vídeos no Centro de Visitantes Janelão | 
  | 
| Apresentação da maquete tridimensional | 
  | 
| Os professores André Prous e Francisco W da Cruz Jr sobre a maquete tridimensional. | 
  | 
| Augusto Auler em vídeo sobre a história da espeleologia no Vale do Peruaçu | 
.jpeg)  | 
| Pesquisadores, autoridades e povo local interagem durante evento de inauguração | 
  | 
Daniel Menin, Maria Souza, Renata Andrade e Fox reunidos durante evento de inauguração.
 
 
  | 
Alguns números da exposição:
29 pesquisadores envolvidos no conteúdo científico;
10 Instituições de pesquisa envolvidas;
33 metros de painéis expositivos;
200 minutos de conteúdo audiovisual;
+ de 20 peças expositivas (amostras geológicas, réplicas arqueológicas, equipamentos e  peças de artesanato);