"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 24 de março de 2008

Carnaval 2007: descoberta da segunda entrada da Gruta de Pascoa e Mapeamento do labirinto na Agenor

Texto Daniel Menin
Fotos Renato Kbelo


Durante o feriado de carnaval de 2007, atuamos nas cavernas de Páscoa e Agenor dando continuidade ao projeto Passoca e arredores, no PETAR em SP.

Na gruta da Páscoa:

Nosso objetivo do feriado nesta caverna foi cumprido com êxito. Quem leu o relatório anterior, com o mapa em anexo viu que pretendíamos escalar uma possível continuação por um conduto superior. Após 2 dias de trabalho na caverna conseguimos não somente encontrar a continuação mas também outras galerias superiores com um grande salão e.....
outra saída da caverna! Abaixo foto da equipe bastante exaltada após a escalada e descoberta da saída.


Ao todo escalamos cerca de 40m divididos em 4 ou 5 lances, mapeamos todo o percurso (quase que dobrando o tamanho da caverna). Ainda é preciso retornar pela boca do abismo e equipar o percurso em sentido contrário (de cima para baixo). Isto fará com que a caverna fique melhor equipada se tornando uma ótima opção de travessia com 2 equipes para atividades de treinamento, aprimoramento, batismo ou novas pesauisas.

No salão maior (perto da saída do abismo) encontramos vários ossos de animais, provavelmente vítimas da entrada vertical. Fica aqui publicado esta dica para futuros trabalhos de paleontologia.


Na caverna do Agenor:

Para quem não sabe, o objetivo neste carnaval era escalarmos a parede do salão Banco-central (extremo nordeste da caverna) através do qual descobrimos uma boa continuação da gruta.


Mapeamos até onde foi possível devido ao tempo e deixamos vários condutos continuando em aberto.
No último dia do feriado formamos 2 equipes e seguimos para a área nova porém, devido às fortes chuvas no dia anterior nos deparamos com um sifão não convencional: a linha 6, conduto que havíamos desobstruído possibilitando o acesso ao Banco-Central estava cheio d'água. Tentamos por um momento esvaziá-lo, mas achamos de bom-senso desistir da empreitada e seguir com outras atividades (o que foi prudente pois recomeçou a chover algumas horas depois). Aproveitamos o imprevisto e mapeamos todo o labirinto próximo à entrada da caverna, com galerias e desmoronamentos em 3 níveis diferentes. Aliás, foi uma excelente iniciativa, pois estas galerias estavam virando lenda após várias tentativas e desistências.

Nenhum comentário: