"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Prêmio Go Outsiders homenageia grupo de espeleologia

Este mês a revista Go Outside apresenta o Prêmio Outsiders 2017. Esta é a décima segunda edição de um prêmio que reconhece atletas e aventureiros que expandem os limites do mundo outdoor.



Os homenageados são desde atletas de elite da água que se sobressaíram em campeonatos mundiais em suas modalidades até montanhistas que colocaram
seu esporte em um novo patamar, dentro e fora do Brasil.

  

Nesta edição, o reconhecimento foi além dos esportes tradicionais e entre os homenageados está o Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Diferente do montanhismo, surf, escalada ou Kite, a espeleologia é uma atividade que mistura esporte com ciência e aventura e acontece longe de câmeras e de público. Por trabalhar em lugares remotos e de difícil acesso debaixo da terra, os espeleólogos quase sempre fazem um trabalho silencioso explorando, mapeando e registrando as belezas mais escondidas no Brasil e exterior.



-->
O Bambuí existe a mais de 30 anos e mapeou a maioria das grandes cavernas brasileiras. Além de mapas, o grupo sempre esteve presente nas discussões, atividades, publicações e realizações em torno da importância e da preservação das cavernas do país. 


Homenagem mais que merecida!

Nenhum comentário: