"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

terça-feira, 3 de julho de 2018

Los 3 Amigos, a saga continua

Aproveitando o embalo da viagem anterior, voltamos ao abismo Los Três Amigos no primeiro final de semana de Julho.

A viagem contou com os espeleólogos Thomaz Rocha e Silva (Vagalume), Bia Hadler, Ivo Paris, Eduardo e este que vos escreve, Daniel Menin. Como sempre, também nos ajudaram o Zé Guapiara e seu filho Silas.

Resolvidos todos os preparativos, conseguimos sair da casa do Zé, de trator, as 7h30 do Sábado, meia hora antes do previsto.

Após a costumeira parada na casa de pesquisa para deixar as coisas e fazer os lanches, pegamos a trilha as 10h30 da manhã e por volta das 11h45 estávamos na caverna já instalando a corda da entrada. 

O objetivo desta viagem era descer até o rio e caminhar para o extremo Oeste da caverna. Deveríamos continuar a topografia pelo conduto fóssil deixado em aberto e também buscar alguma conexão com a caverna João Dias. A plotagem da linha de trena da caverna indicava que estávamos a poucos metros de distância da João Dias e uma conexão seria histórica, além de evitar o penoso e longo caminho pelo abismo. Enquanto eu, Bia, Vagalume e Eduardo entrávamos na gruta, o Ivo e o Zé ficariam de apoio e prospecção externa.

Descemos até o salão em cerca de 3 horas. Após um lanche rápido na parte seca, seguimos em busca da corda que leva até o conduto de rio.

Eu me lembrava que a corda estava fixada em um grande bloco e descia no meio do desmoronamento até o rio, cerca de 20m abaixo. Caminhar nesta parte da caverna é difícil e demorado. Os blocos são enormes e os desníveis exigem várias passagens escorregadias. Após cerca de 1h procurando, encontramos o ponto de descida. Feita uma verificação na corda, desci primeiro por uma parede inclinada e escorregadia. Um desvio evita o desgaste da corda em uma superfície cortante e leva até o piso do conduto, a uns 3m abaixo. Ali ao lado, a água e um vasto conduto de rio segue para ambos os lados.

Caminhamos pelo conduto belíssimo, com represas mais profundas e água corrente transparente. O conduto na maior parte do tempo é largo. Ora o teto é mais baixo, ora está a mais de 40m de altura conectando com grandes condutos superiores. Algumas passagens são mais difíceis, com desmoronamentos a serem vencidos, mas nada que impeça a passagem.

Em um dado momento somos obrigados a subir entre os blocos e sair do rio. Após passar um enorme chuveiro, conseguimos acessar um gigante conduto superior. A sala é enorme e apresenta grandes desníveis. Uma área mais baixa na lateral, com piso plano, escorrimentos e formações. Do outro lado, uma parte desmoronada e muito alta, com blocos grandes. O teto está a mais de 45m e alguns condutos laterais superiores parecem dar continuidades, mas são inacessíveis. O rio segue por baixo e a este momento se desenvolve por um conduto independente.

Feita uma fotografia rápida, resolvemos seguir a exploração verificando o caminho mais evidente para então topografar na volta.

É preciso tempo, paciência e cuidado para encontrar os melhores caminhos. Seguimos pelo grande conduto acessando outras salas. A caverna parecia não ter nem sinal de terminar.

Em um momento parece ter uma subida muito íngreme e exposta, mas é possível descer pelos blocos até chegar a parte mais baixa do salão. De lá escutamos novamente o barulho do rio e seguimos um caminho acessando o nível inferior. Era um terraço com cerca de 8m de altura. Embaixo, corria o rio em um conduto amplo e bem delimitado. Como tínhamos uma corda de aproximadamente 10m, resolvemos descer. Instalamos ela em uma grande estalactite e rapelamos facilmente até o conduto. As possibilidades eram claras para os dois lados. Resolvemos seguir a direção mais promissora, seguindo à montante. Parecia termos chegado à caverna João Dias ou alguma outra gruta conhecida. Procurávamos constantemente pegadas ou algum sinal de visita humana, mas não encontramos nada evidente, apenas algumas pegadas de paca. Seguimos pela água do rio, deixando para trás várias possibilidades de escalada para grandes condutos superiores.

Resolvemos parar a exploração em um desmoronamento após testar algumas passagens mais apertadas. Por baixo, a agua segue entre blocos e é preciso se molhar completamente espremendo-se entre as pedras. Uma forte corrente de vento entre os blocos indica boas continuidades. Por cima é possível acessar um conduto amplo através de uma escalada não muito difícil. Por se tratar de um lance negativo de certa de 3m, resolvi não arriscar sem o apoio e equipamentos adequados. 

Paramos a exploração naquele ponto e começamos a retornar topografando todo o caminho.

Pelo rio, seguimos além do rapel por mais uns 150m. Já cansados e sem chances claras de terminar, deixamos uma base fixa em uma sala desmoronada e voltamos para a corda. Topografamos a subida para a sala fóssil e boa parte do grande conduto até conectar com a base da topografia anterior. Foram cerca de 440m topografados e várias continuidades deixadas em aberto. Acabamos a topografia por volta das 23h do Sábado.

O retorno foi penoso. Estávamos muito cansados e cientes de que nada poderia dar errado. Uma torção de pé naquele ponto já seria crítico e causar problemas enormes. Ao chegar no salão, resolvemos iniciar de imediato a subida visto que o grande lance leva cerca de 30min por pessoa. Fomos subindo lentamente cada lance de corda. O combinado era nos encontrarmos na cota de -40m, onde deixamos em uma sala seca e plana água e alguma comida para antes da saída.

A Bia foi na frente, eu no meio e o Eduardo por último. A cada lance fui parando e me certificando que estava tudo bem com todos. Quando eu me aproximava dos -40 escutei conversas da Bia com alguém. O Vagalume tinha decidido não descer para o grande salão, mas eu não imaginava que ele nos esperaria por toda a jornada até a madrugada do dia seguinte.

As 3h00 cheguei ao ponto combinado e encontrei o Vagalume e a Bia batendo papo e esquentando água para chá e comida no fogareiro. Que alívio estar somente a 40 metros da saída e em um conduto seco! O Vagalume me emprestou um isolante que utilizei para me manter aquecido enquanto comia um banquete de comida liofilizada.

As 5h30 estávamos os quatro fora da caverna. O dia ainda estava escuro e seguimos mata adentro com o restante de luz que ainda nos sobrava. Durante a trilha o dia foi amanhecendo. Chegamos na casa de pesquisa já claro momentos antes da chegada do Ivo e do Zé Guapiara.

Tentei dormir um pouco, mas o cansaço físico era tanto que não consegui relaxar na cama. Também sentia frio e depois de cerca de 1h30 resolvi levantar para arrumara as coisas. A Bia e o Vagalume não descansaram na casa. A Bia varou completamente enquanto que o Vagalume estava mais descansado pois havia dormido o dia todo no salão enquanto nos esperava.

As 10h estávamos lavando os equipamentos no Rio. Chegamos em São Paulo por volta das 20h do Domingo e estou até agora me recuperando, dia a dia do cansaço extremo da viagem.

Serão necessárias outras muitas viagens a caverna Los Três Amigos para continuar a desvendar este enorme quebra-cabeça subterrâneo. Continuidade pelo Rio, condutos superiores, laterais, desmoronamentos, muita coisa segue inexplorada em ambas as extremidades da gruta. 

Por enquanto a saga de ter que entrar pelo abismo, descer 200m de corda e seguir por condutos desmoronados gigantes continua. Quem sabe até quando desvendarmos o segredo de alguma entrada mais fácil ou conexão com cavernas próximas...

Saída da casa de pesquisa. Todos inteiros e felizes...
1h15 de trilha, fomos bem rápido desta vez.



Pegadas de onça, muito comum nas trilhas de Bulha

Primeiros lances verticais, logo na entrada da caverna

Descidas até o -40, sala quente.
Grande salão com o lance "Vôo-livre". Ao fundo é possível ver a luz do Eduardo ainda na corda.

Início da topografia, no extremo Oeste da caverna. Ao fundo escorrimento do grande chuveiro.

Momento de chegada na casa de pesquisa. 7h da manhã do Domingo (só o que sobrou de nós...)
Algumas partes do Croquis gerado na topografia das áreas novas.



Plotagem da caverna Los 3 Amigos e as grutas mais próximas. A área topografada nesta viagem é a mais próxima à caverna João Dias. As duas grutas estão a menos de 200m de distância, mas começaram a se desenvolver em sentidos diferentes. Já a caverna Ribeirãozinho II está em direção ao rio do Los 3 Amigos, mas a quase 1km de distância. No extremo sul a gruta segue inexplorada e sem cavernas próximas.







2 comentários:

Unknown disse...

Aguardo os próximos capítulos.

Anônimo disse...

Parabéns a toda a equipe, trabalho fantástico