"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 27 de maio de 2019

É lançado o atlas das grandes cavernas do Brasil


O Grupo Bambuí e o CECAV estão lançando este mês uma nova publicação para a espeleologia brasileira: CAVERNAS - ATLAS DO BRASIL SUBTERRÂNEO.


A obra é resultado não somente da atualização da Edição "As Grandes Cavernas do Brasil", de 2001, mas de um largo trabalho de novas pesquisas, coleta de dados e topografias realizadas desde a última coleção, há quase vinte anos. 

Este novo livro também expande a lista das maiores cavernas do país destacando as mais relevantes em outras litologias e uma descrição detalhada das regiões espeleológicas do Brasil. O resultado está organizado em 340 páginas coloridas com fotos, mapas, dados e históricos de cada uma das maiores cavernas do Brasil.

O trabalho também não se restringe somente aos autores ou ao grupo, mas representa a atuação de toda uma comunidade espeleológica brasileira atuante e comprometida na documentação e preservação do seu patrimônio espeleológico. É resultado, portanto, da colaboração de inúmeros espeleólogos de diferentes especialidades, grupos e estados do Brasil.



Lançamento em Belo Horizonte: dia 8 de junho de 2019.
Horário: a partir das 18:00 hs

Local: Auditório da CEMIG
Endereço: Av. Barbacena,1200, térreo, Sto Agostinho


Realização:

Nenhum comentário: