Em Outubro de 2020, após mais de uma década da publicação do Livro sobre o Sistema Areias, contemplando também o mapa da Caverna Areias de Cima, uma frente de trabalho deu entrada a um novo projeto para retomar as explorações e documentações espeleológicas na região.
Ora realizado entre 2005 e 2006 pelo GPME (Grupo Pierre Martin de Espeleologia), parte dos mesmos espeleólogos assumiram o projeto em 2020 através do Meandros Espeleo Clube. A mudança de instituição é uma mera formalidade uma vez que espeleólogos de coordenação no passado também estão trabalhando no projeto atual. Além disso, as atividades são abertas a diferentes grupos desde que os espeleólogos tenham comprovada experiência.
Uma primeira viagem foi realizada em Novembro de 2020 quando, em dois dias de atividades, 3 equipes retopografaram toda parte conhecida da caverna Areias de Baixo. Novas galerias também foram incorporadas no mapa bem como continuidades do sistema.
Além da caverna, também foram identificadas drenagens e dolinas com potencial de aumentar a relevância espeleométrica das cavidades do sistema.
Como de costume, as viagens têm apoio do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira) e do Instituto Florestal e seguem todas as recomendações de segurança diante das restrições da pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário