"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Luzes na Escuridão nas mãos do Presidente da República e criação de mais uma Unidade de Conservação

Texto por Leda Zogbi, Daniel Menin e Lucas Padoan de Sá Godinho

No Dia Mundial do Ambiente, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de criação de mais uma importante Unidade de Conservação em área cárstica no Brasil: o Monumento Natural Cavernas de São Desidério. 

O município de São Desidério, localizado à Oeste do Estado da Bahia, abriga algumas das cavernas mais espetaculares do Brasil, entre elas a Caverna Lagoa do Cemitério, onde está situado o maior lago subterrâneo do Brasil.

Durante o evento, Lula foi presenteado por Jocy Brandão Cruz, chefe do ICMBio/CECAV - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas com o livro de fotografias "Luzes na Escuridão", Volume 3, uma obra recém-publicada sobre as cavernas da Amazônia.

As cavernas consistem em um patrimônio natural ainda pouco conhecido pela sociedade, com valores científico, histórico, cultural e educativo, as cavernas guardam histórias sobre a evolução de nosso planeta e da vida que nele se abriga.

O projeto Luzes na Escuridão procura contribuir com a conscientização do público sobre a importância desse patrimônio, para assim promover a sua conservação. É uma honra termos chegado às mãos do Presidente da República. Sem dúvida um passo importante para toda a espeleologia Brasileira.

Agradecemos ao CECAV pelo importante apoio ao nosso projeto e pelos esforços na defesa das nossas cavernas.








Nenhum comentário: