"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

domingo, 26 de abril de 2020

Alteração de decretos ameaça cavernas brasileiras



A elaboração de uma minuta por parte do MME (Ministério de Minas e Energia) prevê a alteração de dois decretos (99.556/1990 e 6.640/2008), que dispõem sobre a proteção das cavernas existentes no território nacional. 

A comunidade espeleológica brasileira vêm demonstrando preocupação, uma vez que a alteração foi proposta de maneira unilateral (sem a participação da sociedade) e representa séria ameaça à cavernas de máxima relevância.

Uma recente carta da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) procura se posicionar e alertar autoridades nacionais e internacionais sobre os impactos irreversíveis que esta mudança pode representar.

Uma petição no Avaaz foi criada para chamar a atenção de autoridades.

Clique AQUI para assinar.

Para conhecer esta carta e saber mais sobre as mudanças, visite o site da SBE.




Nenhum comentário: