"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

domingo, 3 de maio de 2020

O que fazer na quarentena?

Pois é...
Estamos já há um mês em quarentena e pelo que tudo indica ficaremos por mais um bom tempo sem poder fazer aqui que mais gostamos: cavernar.
Neste meio tempo, espeleólogos do mundo todo estão inventando coisas criativas e produtivas de dentro das suas casas para promover a espeleologia e também a proteção das cavernas.
Todos os dias aparecem Lives com especialistas das mais diferentes disciplinas envolvendo cavernas para compartilhar seus conhecimentos. Programas inteiros de cursos online estão surgindo e - talvez - difundindo a espeleologia como nunca. Abaixo apresento algumas destas iniciativas.

STAY HOME LUZES NA ESCURIDÃO.
Uma sequência de vídeos criativos de espeleólogos de diferentes países sobre uma só mensagem: fique em casa. Abaixo um filme completo que contempla 3 episódios. Para assistir mais vídeos do projeto visite o site Luzesnaescuridao.com.br




LIVES com especialistas.

Abaixo uma entrevista bastante completa do Espeleometria em Foco com o espeleólogo Ezio Rubiolli, do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas;


Alguns grupos de espeleologia, como o EGRIC (Espeleo Grupo de Rico Claro) também entrou na onda digital e tem realizado lives sobre difersos sema a respeito da espeleologia


Além destes materiais, universidades como a USP - Universidade de São Paulo, através do IGC  - Instituto de Geociências, vêm desenvolvendo programas de aulas extracurriculares abertas à alunos, monitores ambientais e interessados sobre cavernas. Assuntos como espeleolgênese, geologia cárstica, história, exploração, fotografia, biologia são abordados todas as semana, às terças-feiras, com um especialista no tema.

PROTEÇÃO ÀS CAVERNAS
A SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia também está se movimentando bastante no mundo digital para dar o máximo de visibilidade e atenção à campanha de proteção às nossas cavernas. Trata-se de uma reação ao texto do MME - Ministério de Minas e Energia de alteração dos decretos 99.556/1990 e 6.640/2008), que dispõem sobre a proteção das cavernas existentes no território nacional. Caso seja aprovado, o texto coloca em risco cavernas até de máxima relevância. A SBE publicou uma carta de posicionamento e vêm investindo em diferentes meios de comunicação digital para dar visibilidade ao tema. Veja aqui maiores informações, bem como o que você pode fazer para ajudar.

Se você está realizando alguma outra iniciativa online envolvendo a espeleologia e quer incluir nesta lista acima entre em contato!




Nenhum comentário: