"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Você gosta de vídeos sobre espeleologia?

De Daniel Menin

Recentemente um vídeo impactante tem sido compartilhado na internet alertando sobre os riscos que o Decreto 10.935/2022 representa às cavernas brasileiras. Trata-se de uma produção independente e voluntária, organizada pela SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia), para que toda comunidade espeleológica se mobilizasse para chamar atenção da sociedade ao problema.

Acontece que nos últimos anos uma porção de vídeos sobre cavernas têm sido produzidos e publicados sem que hajam campanhas de divulgação, os deixando às margens do conhecimento mesmo entre os próprios espeleólogos.

Alguns deles são coleção de videos educativos, outros divulgam técnicas, outros contam histórias de explorações e descobertas e, outros ainda, difundem de maneira bem humorada campanhas de conscientização e histórias da espeleologia.

Para organizar parte deste material resolvi juntar os vídeos que trabalhei e publicar em uma única página, além do canal de Youtube cujo conteúdo é misturado com outros temas.

Abaixo segue portanto meu portfolio de vídeos, incluindo diferentes projetos. São mais de 20 títulos, alguns mais antigos (de 2006 em diante), mas que contam parte das atividades também descritas aqui neste site. Clique na imagem para visitar.




Nenhum comentário: