"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quinta-feira, 3 de março de 2022

Desequipagem do Abismo Los Tres Amigos




Entre os dias 26/02 e 01/03 foi organizada mais uma viagem à região de Bulha D’água, no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira), em SP. 

O objetivo principal da viagem era desequipar o Abismo Los Três Amigos, caverna em exploração desde 2006 pelo Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas com apoio de espeleólogos de diferentes grupos.

O abismo é atualmente a 11ª caverna de maior desnível do país. Compreende a uma caverna com condutos e salas de grandes proporções, mas acessadas apenas por vias verticais. Um conjunto de poços dão acesso a galerias de grandes proporções com um conduto fóssil de abatimento e outro de rio, a cerca de 200m de desnível da única entrada conhecida.

Durante estes anos, ambas as extremidades foram exploradas e toda caverna topografada com a publicação do mapa em 2019. Entretanto, permanecem algumas possibilidades de continuação por passagens estreitas entre blocos e através de possíveis escaladas ao longo da gruta.

Diante das dificuldades de acesso a estas possibilidades foi tomada a decisão de retomar os esforços por fora da caverna, retirando as cordas de seu interior e buscando alternativas de uma outra entrada. Embora esta decisão tenha sido tomada há algum tempo, a saída para retirada das cordas foi atrasada algumas vezes por conta da pandemia.

Com a ausência de atividades na caverna, as trilhas estavam fechadas, o que atrasou em algumas horas a entrada da equipe no abismo. O primeiro dia da viagem, antes planejado para aumentar a estada na caverna, acabou sendo usado apenas na mata para abrir caminho em uma tentativa frustrada de encontrar a gruta. No dia seguinte os espeleólogos encontraram a caverna e deram início ao planejamento da viagem. Mesmo atrasando em quase um dia a atividade, 4 espeleólogos permaneceram por 27h dentro da caverna. Durante os trabalhos, além da desequipagem também foram realizadas fotografias em alguns grandes salões e corrigidos detalhes de croquis no mapa anterior.

Devido ao volume de todo equipamento retirado, parte das cordas permaneceu guardada em uma sala de fácil acesso à 40m de desnível. O equipamento será removido em uma próxima atividade a ser organizada com esta finalidade.

O Abismo Los Tres Amigos foi descoberto em 2006 e desde então representou um grande desafio para sua exploração e mapeamento. Fotos, história e mapa podem ser encontrados no Atlas do Brasil Subterrâneo (Rubbioli et al. 2019) e em uma publicação no ANAIS do 35º Congresso Brasileiro de Espeleologia (Menin, 2019). Os relatos de praticamente todas as saídas podem ser encontradas aqui neste site (buscando pelo nome do Abismo na área de pesquisa) e Blogo do Iscoti.


Conduto de abatimento com grande volume é uma constante na caverna. Cerca de 30m abaixo encontra-se o atual conduto ativo de rio.
Conduto de abatimento com grande volume é uma constante na caverna. Cerca de 30m abaixo encontra-se o atual conduto ativo de rio.

Nesta imagem observam-se os 2 níveis mais profundos da caverna: um grande conduto de abatimento e a descida para o conduto de rio, 30m abaixo.

Um dos pontos mais icônicos da gruta é esta grande cortina. Com mais de 25m de comprimento e cerca de 3m de diâmetro, é uma das maiores cortinas conhecidas no Brasil.

Nesta imagem observa-se a grande cortina e um chuveiro. A cerca de 30m abaixo encontra-se o conduto ativo de rio.


Da esquerda para a direita: Maria Souza, Daniel Menin, Thomaz R e Silva (Vagalume) e Lucas Padoan (Rejeito).
    

Referências:

RUBBIOLI, E., AULER, A. S., MENIN, D.; BRANDI, R. Atlas do Brasil Subterrâneo. Brasília: Editora IABS, 2019.

MENIN, D.S. Seria o abismo Los Três Amigos a última grande caverna em exploração?. In: ZAMPAULO, R. A. (org.) CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPELEOLOGIA, 35, 2019. Bonito. Anais... Campinas: SBE, 2019. p.185-189. Disponível em: <http://www.cavernas.org.br/anais35cbe/35cbe_185-189.pdf>. 

Conexão Subterrânea Edições #47 e #56

Blog do Iscoti: https://iscoti.wordpress.com
Revista O Carste: bambui.org.br



Um comentário:

Jefferson Akakor Adventure disse...

parabens pelo otimo trabalho. Jefferson Akakor Adventure