(textos e fotos, Daniel Menin)
Uma expedição organizada por membros do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas e Instituto do Carste acaba de remapear em detalhes a caverna de Brejões, no Município de Morro do Chapéu, BA.
A expedição ocorreu no final do ano de 2012 e início de 2013, onde uma equipe de 16 espeleólogos permanecendo por 7 dias dentro da caverna concluiu o trabalho de topografia de mais de 23km de galerias subterrâneas (linha de trena).
A Gruta de Brejões, devido não somente a seu valor histórico, mas principalmente por seu gigante volume interno e ocorrência de formações rochosas raras é uma importante caverna no cenário espeleológico brasileiro. A primeira topografia, realizada há mais de duas décadas, não continha informações importantes de algumas áreas da caverna, por melhor que tenha sido o trabalho diante das dificuldades e limitações da época.
Além do remapeamento detalhado das áreas já conhecidas da caverna, a expedição resultou na descoberta de novas galerias e de mais uma caverna pertencente ao sistema: a Gruta de Brejões III.
Alguns números da topografia:
Brejões 1: 17.521 m
Brejões 2: 4.957 m
Brejões 3: 723 m
Externa: 666 m
Total: 23.867 m, através de 1.087 visadas.
O mapa do sistema será publicado na reedição do livro As Grandes Cavernas do Brasil e estará também disponível para pesquisas científicas nos órgãos competentes.