"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Apiaí e Caboclos, Abril 2010

No primeiro final de semana de Abril estivemos novamente na região de Apiaí, mais precisamente entre Caboclos e outras áreas ali próximas.
A viagem foi marcada por um belo (e inesperado) passeio pela região da Temimina e também pelo mapeamento de um novo abismo em Itaoca.
O abismo "Caminho das Pedras", como pode ser chamado, compreende-se a princípio em uma caverna promissora pela quantidade de água que desaparece em suas galerias e por sua localização geográfica, mas também trata-se de uma cavidade extremamente perigosa. Os riscos suplementares que o fazem tão perigoso não vem de seus lances verticais, mas sim de suas apertadas galerias inundáveis e principalmente pela instabilidade de seu interior, formado por um aglomerado de grandes blocos soltos ou fragilmente equilibrados entre seixos e lama.
Abaixo coloco algumas fotos da caverna Temimina. Fico devendo as imagens e o mapa do abismo citado acima.

Obrigado pela paciência da equipe que aturou o lerdo e repetitivo trabalho ser modelo nas fotos...
Reconheço que eu aluguei vocês pra caramba!











Um comentário:

Brandi disse...

Daniel gostei muito das fotos, especialmente as do chuveiro, parabens e um abraço