“E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jornadas Carste 2010

Neste primeiro semestre de 2010 O Instituto do Carste promove mais um grande evento relacionado ao programa Jornadas Carste e traz para o Brasil o fotografo norte americano Kevin Downey.
Para quem não conhece, Kevin é dono do maior banco de imagens de cavernas do mundo, com 200 mil imagens em 44 países. O Jornadas Carste 2010 nos brindará não somente com a vinda de Kevin, mas principalmente com palestras e workshops sobre fotografia subterrânea realizados em MG e SP.
Apenas para lembrar, o programa Jornadas Carste tem como objetivo trazer ao Brasil os maiores especialistas mundiais em vários aspectos ligados ao carste e às cavernas. Pesquisadores e exploradores ilustres da espeleologia mundial já estiveram ao Brasil através do programa. O Jornadas Carste teve início em 2008, quando Alexander Klimchouk, espeleólogo ucraniano e um dos maiores especialistas em cavernas hipogênicas da atualidade nos cedeu duas palestras para dividir um pouco de seus conhecimentos científicos além de falar sobre suas experiências na coordenação das explorações no mais profundo abismo do mundo, o Krubera Voronya. 

Para maiores informações sobre o programa visite a página do Instituto do Carste e busque por Jornadas Carste.




Realização:

Nenhum comentário: