"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Concurso fotográfico Cavernas do Brasil



A seleção das fotos premiadas do concurso fotográfico Cavernas do Brasil, organizado pela Cooperação Técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, aconteceu no dia 18 de novembro na sede da SBE, em Campinas.

Dentre as 249 imagens enviadas por 48 fotográfos, 15 foram escolhidas segundo critérios técnicos e artísticos. A foto ganhadora será capa de um livro sobre o Homem e a paisagem cárstica, a ser lançado no início de 2012. As demais fotos farão parte de um calendário e uma delas da nova carteirinha de associado da SBE.

O concurso deve ocorrer anualmente e pretende firmar-se como a principal premiação aos fotógrafos do carste brasileiro, tornando-se não apenas um incentivo mas um reconhecimento à importância do seu trabalho.

Os premiados são:

Premiados
José Humberto M. de PaulaLapa de São Vicente, São Domingos/GO
Ramon César FerreiraGruta do Baú, Pedro Leopoldo/MG
Alexandre LoboTravertinos - Gruta do Chico Pernambuco, Descoberto/BA
Menções honrosas
Sérgio Dotta JuniorGruta Torrinha, Iraquara/BA
Marcelo Canet KrauseAbismo Anhumas, Bonito MS
Carlos Leonardo Bracalente GiuncoSalão Taquepa, Caverna Santana, Iporanga/SP
Ricardo de Souza MartinelliGruta do Areado III, Apiaí/SP
Alexandre DottaCaverna Lapa Doce, Iraquara/BA
Ricardo Cavalcanti SiqueiraGruta Pratinha, Iraquara/BA
10ºAlexandre DottaGruta Azul, Chapada Diamantina/BA
11ºAlexandre LoboToca da Barriguda, Campo Formoso/BA
12ºFlávio Tadeu Pires da SilvaCaverna São Bernardo, São Domingos/GO
13ºJosé Humberto M. de PaulaLapa da Angélica, São Domingos/GO
14ºJosé Humberto M. de PaulaLapa da Angélica, São Domingos/GO
15ºRicardo SiqueiraGruta de Temimina, Apiaí/SP



Nenhum comentário: