“E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

terça-feira, 3 de julho de 2012

Novos mapas publicados

Depois de alguns meses e três viagens à Morro do Chapéu na Bahia, acabamos de publicar dois mapas de importantes cavernas da região. O mapa do Sistema Cristal, compreendendo as Grutas de Cristal I e II, conectadas na penúltima viagem gerando uma só caverna com mais de 2km de projeção e a Caverna da Velha Duda, encontrada na última expedição. Esta segunda, apesar de ser uma caverna de grandes volumes, os cálculos da topografia não apontaram desenvolvimentos tão notáveis (1.136m de desenvolvimento e 75m de desnível), fato que não ofusca a beleza e grandiosidade de seus salões.


Maiores informações sobre as expedições em Morro do Chapéu podem ser encontradas neste mesmo site.
As cavernas encontradas e topografadas foram registradas no cadastro nacional (CNC) e seus mapas enviados à mapoteca da Redespeleo. Os mapas também estão disponíveis na CPRM e no site do Grupo Meandros.

Nenhum comentário: