“E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Expedição São Mateus, Maio 2014

Maio de 2014. Acabamos de chegar de mais uma expedição para a caverna de São Mateus, no Parque estadual de Terra Ronca (PETER), em Goiás.

Esta foi a quarta viagem do projeto, cujo objetivo é a produção de um novo mapa para a caverna a ser publicado na reedição do livro “As Grandes Cavernas do Brasil.” Além de mapear com mais detalhes  áreas principais já conhecidas, as viagens proporcionaram muitos Kms de galerias novas, com salões e conexões até então desconhecidos. A descoberta de uma saída na área mais remota da caverna São Mateus I, através do sumidouro do rio, deu uma nova perspectiva nas explorações, acelerando a topografia sem a necessidade de dormir dentro da caverna. A união subterrânea entre as cavernas São Mateus I e II fez com que efetivamente as duas cavernas, antes separadas por um sifão, se tornassem uma só gruta, muito maior. Diversas laterais não exploradas também foram somadas ao mapa. Hoje, ultrapassando os 30km de linha de trena, a caverna São Mateus deve assumir o posto de terceira maior caverna do Brasil.


Esta última viagem foi marcada pela finalização da topografia da São Mateus II e pela correção de alguns dados obtidos em áreas mais distantes da caverna São Mateus I. O mapa final deverá ficar pronto em breve e ser publicado como um patrimônio de uma das mais completas, bonitas e desafiadoras caverna do Brasil.

Equipe de topografia
(faltando alguns desertores que insistiam em não aparecer no momento de foto oficial)

Entrada da São Mateus II
Lu próxima à entrada 
Lu aguardando saída da gruta
Conduto do rio, Luciana com morcegos






Vulcões


Nenhum comentário: