“E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

sábado, 30 de agosto de 2014

Catedral iluminada



Foi publicada na seção fotolab da Revista Pesquisa Fapesp de agosto de 2014 uma foto da Caverna do Diabo referente à pesquisa de mestrado na FAUUSP sobre o uso público de cavernas.

Apesar da beleza da caverna os danos causados pelas estruturas de visitação são notáveis e servem de aprendizado para o que não se deve fazer nas cavernas. Estruturas de concreto armado e a iluminação elétrica fixa "ainda" causam grande impacto ao ambiente.

link para a revista
http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/08/21/catedral-iluminada/

Nenhum comentário: