"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Retomada do trabalho na Caverna Buenos IV


No final de semana dos dias 19 e 20 de Maio de 2018, ao mesmo tempo em que o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira) comemorava seus 60 anos de existência, o GBPE (Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas) realizava mais um trabalho de campo na região de Bulha D'água.
Uma equipe formada por 5 espeleólogos havia programado iniciar explorações e mapeamento na Caverna Velhos Caverneiros, encontrada em meados de Junho de 2017. A descoberta entusiasmou por conta do potencial verificado: Na ocasião, os integrantes caminharam dentro da gruta verificando boas continuidades em um conduto ativo de rio.
O entusiasmo, entretanto, deve considerar a distância e dificuldade de acesso. A caverna encontra-se a cerca de 5 horas de caminhada pelas íngremes e escorregadias encostas de Bulha D'água sem praticamente nenhuma trilha demarcada. O último trecho compreende a uma caminhada de mais de 2 horas dentro do rio Pilões, em um canyon com pouca ou nenhuma área de escape em caso de chuva.
A equipe reuniu-se sexta-feira a noite em Guapiara para os últimos preparativos e pernoite antes de iniciar o caminho mata adentro. Nas mochilas cargueiras encontravam-se equipamentos de caverna,  topografia, acampamento, primeiros socorros, comida e bastante apreensão com o que viria pela frente. 
Havia uma previsão de chuva (aprox 10mm), mas a quantidade de água durante toda a noite surpreendeu obrigando o cancelamento da atividade original no sábado de manhã. Como Plano B, estavam separadas pendências na Caverna Los 3 Amigos ou Buenos IV. Como alguns integrantes não haviam portado equipamento completo de vertical, a equipe decidiu trabalhar na caverna Buenos IV fechando pendências e problemas no mapa desenhado recentemente. A decisão foi acertada, pois além da chuva de sexta-feira, o frio durante a madrugada de sábado e domingo representaria uma forte ameaça à longa caminhada dentro da água para chegar até a Velhos Caverneiros.
A Caverna de Buenos IV tem grandes volumes internos, como salões amplos e um desenvolvimento de difícil representação em planta devido aos diferentes níveis sobrepostos. Por este motivo, o mapa tem dado bastante trabalho e um perfil completo foi desenhado nesta viagem o que ajudará muito na representação gráfica da caverna.

Pouco conhecida mesmo por espeleólogos, a Caverna Buenos IV pode ser considerada de grande relevância ao parque e potencial turístico justamente pelas amplas salas, percurso longo, cenográfico e didático.

Antes do final do dia, algumas imagens foram registradas e a atividade dada como encerrada.

Para se chegar à caverna deve-se caminhar dentro da água em um Canyon no Rio Pilões por cerca de 2h. Foto: Iscoti - blog iscoti.wordpress.com

Entrada da Caverna Velhos Caverneiros, descoberta em 2017 - Foto: Iscoti - blog iscoti.wordpress.com

Zé Guapiara não está mais em sua velha casa, mas a cedeu para nossa pernoite de Sexta-feira antes de entrar no parque.

Foi bem mais agradável enfrentar o frio intenso a beira de um fogão de lenha e pinhões.

Grande sala com entrada superior na Caverna Buenos IV
Além destes grandes volumes superiores fósseis, a caverna ainda dispõe de um nível inferior ativo de rio.



Desenho em Perfil da Caverna Buenos IV. Em breve o mapa contemplará também o perfil de boa parte da caverna.





Nenhum comentário: