"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Expedição fotográfica percorre cavernas de MT e MS


Uma expedição com mais de 20 espeleólogos acaba de percorrer as principais cavernas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A viagem, que aconteceu em Junho e Julho de 2019, reuniu 9 fotógrafos brasileiros e estrangeiros e compreende ao Projeto LUZES NA ESCURIDÃO, Volume 2. 

Junto com os fotógrafos foi mobilizada uma equipe de modelos, assistentes, guias e grupos locais que deram todo suporte para que as principais cavernas de Bonito, Serra da Bodoquena, Nobres e Chapada doa Guimarães fossem visitadas e fotografadas.

Ao todo foram mais 2.000km rodados.
O Projeto Luzes na Escuridão teve início em 2016 e já tem publicado um livro fotográfico. Uma obra de 370 páginas e 4 idiomas que representa através da lente de alguns dos mais consagrados fotógrafos de caverna do mundo, as principais cavidades brasileiras.

Segundo Leda Zogbi, coordenadora geral do projeto, o Volume 2 deve ser impresso entre o final de 2019 e início de 2020 e, além de conter um avanço significativo em técnicas e equipamentos, trás também a novidade de estar repleto de fotografias subaquáticas.

Junto com o livro, foi lançada uma webserie com vídeos sobre cada fotógrafo e um episódio sobre a história do projeto. Através dos vídeos, é possível conhecer cada fotógrafo mais a fundo, além de contemplar uma primeira coletânea de fotografias captadas e belas filmagens que captam o ambiente da expedição e as paisagens visitadas.



No no site do LUZES NA ESCURIDÃO, é possível acessar os vídeos em diferentes legendas (Português, Inglês, Espanhol e Francês), bem como todas as informações pertinentes sobre o projeto.

Abaixo na íntegra alguns vídeos.


Filme institucional sobre o projeto e a expedição de 2019
Uma coletânea de filmagens sobre o dia a dia da expedição, além das belas paisagens do MT e MS.




Web série sobre os fotógrafos e técnicas de fotografias subterrâneas
Um video sobre cada fotógrafo da expedição, contendo informações sua técnica e algumas de suas fotos selecionadas.

Daniel Menin - Brasil

Philippe Crochet - França



Kevin Downey - USA

Ricardo Martinelli - Brasil


Marcelo Krause - Brasil





Victor Ferrer - Espanha


Ataliba Coelho - Brasil


Mirjian Windmer - Suíça


Nenhum comentário: