"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Campanha de proteção às cavernas brasileiras

Uma campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia tem conquistado espaço não somente entre espeleólogos e especialistas, mas também na imprensa.

No domingo, dia 17 de Maio, foi ao ar uma matéria na TV Cultura no programa Reporter Eco com especial atenção às ameaças que esta mudança unilateral representa. O programa foi todo construído na quarentena, utilizando em boa parte fotos e filmagens do projeto Luzes na Escuridão.

Além do programa de televisão, a SBE acaba de colocar no ar um hotsite agrupando de maneira organizada todas as informações necessárias para que qualquer pessoa conheça e entenda a magnitude do problema. No site também é possível ter acesso e baixar documentos técnicos e jurídicos que apoiem qualquer tomada de decisão.

Visite, participe e ajude a protejer as cavernas brasileiras!


www.protejacavernas.com.br


Nenhum comentário: