"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

XXII EPELEO - Encontro Paulista de Espeleologia

Entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2022 aconteceu o XXII EPELEO – Encontro Paulista de Espeleologia. O evento se deu no Bairro da Serra, localizado no coração do PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira, uma região repleta de cavernas e belezas naturais.

O evento foi organizado por dois grupos de espeleologia locais, o Grupo Manduri e o GESAP (Grupo de Espeleologia de Apiaí). Além de palestras de espeleólogos locais e especialistas de diferentes áreas, o evento proporcionou saídas de campo e cursos que promoveram troca de informações e uma grande confraternização entre pessoas interessadas de diferentes áreas do conhecimento e regiões do Brasil.

Eventos como esse fomentam a espeleologia como um todo, além de dar espaço para a divulgação de trabalhos, unir pessoas e abrir portas a novos espeleólogos.

Parabenizamos os organizadores, todos que contribuíram participando e compartilhando conteúdo e também aos apoiadores, entre eles a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e a Fundação Florestal do Estado de São Paulo.



Programação completa do evento

Participação massiva dos grupos.
Na imagem acima, membros do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Destaque também para os grupos Meandros, UPE (União Paulista de Espeleologia), Manduri, GESAP e EGRIC (Espeleo Grupo de Rio Claro) que estiveram em peso e muito contribuíram para o evento.

Palestra sobre Valores Espeleológicos e uma visão sobre o Alto Vale do Ribeira, por Daniel Menin
(GBPE, Meandros e IGc-USP - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo).

Palestra sobre Animais Peçonhentos, ministrada pelo Thomaz Rocha e Silva
(Vagalume - GBPE).

Venda de livros na feirinha do Bairro da Serra.
O evento também foi uma oportunidade para turistas e espeleólogos terem acesso a bibliografias especializadas.

Curso básico de Técnicas Verticais ministrados pelos espeleólogos locais Eduardo Oliveira (Dudu) e Paulo Messias (Paulinho), ambos do Grupo Mandurí de Espeleologia.

Aula teórica do curso de fotografia em cavernas, ministrado pelo espelefotógrafo Alexandre Lobo (Lobinho) do GBPE.

Equipe de instrutores e alunos do curso básico de topografia de cavernas.

Aula prática do curso básico de topografia de cavernas, ministrado por Leda Zogbi (Meandros), Daniel Menin (GBPE e Meandros) e Elizandra Gomig (Egric e Meandros).
Em 3 equipes e utilizando diferentes equipamentos e métodos, os alunos topografaram a Caverna do Couto.

No curso de topografia, os alunos tiveram a oportunidade de alternar diferentes posições na topografia, de croquis à ponta de trena.

Todo percurso turístico da Gruta do Couto foi mapeada pelas equipes dos alunos.

Aula prática do curso de topografia de cavernas.

Uso de trena laser e Disto X durante a prática do curso de topografia de cavernas.

Uso de técnica 100% digital, com Disto X e os aplicativos TopoDroid e SexyTopo.

Apresentação do GBPE (Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas) realizada pelo espeleólogo Alexandre Lobo (Lobinho).


@epeleoxxii

Nenhum comentário: