A imagem foi feita durante uma expedição na BatCave Urubu, no Estado do Rio Grande do Norte. Dezenas de milhares de morcegos usam a gruta para se proteger e a entrada dos espeleólogos fez com que eles começassem a voar, todos juntos.
sábado, 15 de fevereiro de 2025
Foto de caverna do Rio Grande do Norte vence concurso internacional de fotografia
A imagem foi feita durante uma expedição na BatCave Urubu, no Estado do Rio Grande do Norte. Dezenas de milhares de morcegos usam a gruta para se proteger e a entrada dos espeleólogos fez com que eles começassem a voar, todos juntos.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
Curso de Espeleofotografia
Daniel Menin - 55.11. 98152-0088
Instagram: danieldsmenin
domingo, 2 de fevereiro de 2025
O que os sedimentos nas cavernas podem nos contar sobre o passado?
Como era o clima há algumas dezenas de milhares de anos atrás? Como era a vegetação e a fauna onde esta caverna está localizada?
Costumo dizer que cavernas são como máquinas do tempo. Ao explorar esses ambientes, exploramos também o passado.
As fotografias abaixo foram realizadas durante uma expedição científica às cavernas de Iraquara, Bahia, na Chapada Diamantina. O objetivo da viagem foi a observação e coleta de sedimentos para pesquisas sobre os paleoambientes daquela região. Através de datações radiométricas nos cristais de quartzo contidos nestes sedimentos é possível saber quando essa "areia" foi trazida para dentro da caverna por grandes inundações. Junto com ela, uma série de informações dos paleoambientes também podem ser extraídas.
Datações radiométricas calculam o decaimento radioativo de alguns minerais ao longo dos anos, como o quartzo. Através dela, é possível saber quando esses minerais receberam os últimos raios solares. Existem também as radiações cosmogênicas, elas conseguem identificar em minerais (como o Berilo, por exemplo) a radiação que eles receberam vinda do universo profundo. Sim, porque não é somente o sol que emite radiações, mas as estrelas também.
A pesquisa de sedimentologia realizada na região faz parte de uma parceria entre o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Testes, cavernas e fotos
Recentemente fizemos uma viagem ao PETAR, SP para testar novos produtos da Mono Equipamentos.
Foi uma ótima cavernada, junto com o amigo Herman, fabricante raíz de mochilas, cintos e macacões.
Testamos atributos como peso, durabilidade, vazão de água e conforto e, também, aproveitamos os dias para também fazer algumas fotos. As conclusões não foram somente que os produtos são ótimos, com cortes mais modernos e bem acabados, mas também que o Hermann dá pra um ótimo modelo ;-)
Abraços!
Daniel