"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Foto de caverna do Rio Grande do Norte vence concurso internacional de fotografia

Acaba de ser divulgada a fotografia ganhadora do concurso internacional Luca Memorial Contest de 2024. Trata-se de um concurso global de alta repercussão no mundo da espeleologia e do canionismo.

A imagem foi feita durante uma expedição na BatCave Urubu, no Estado do Rio Grande do Norte. Dezenas de milhares de morcegos usam a gruta para se proteger e a entrada dos espeleólogos fez com que eles começassem a voar, todos juntos.


O piso da gruta é coberto por guano (fezes) e pequenos animais, com destaque para milhões de carrapatos de morcego. Ficar parado para a foto é um desafio porque os carrapatos começam a subir pelas nossas pernas. A atmosfera interna, carregada de fortes odores e o calor, próximos aos 30 graus, também fazem da atividade um desafio.

Os sedimentos internos nas partes mais profundas da caverna acumulam metros de profundidade de guano em milhares de anos de história sobre o passado. Esse material vem sendo estudado por pesquisadores e revelam os paleomabientes daquela região como, por exemplo, as condições climáticas a fauna e a flora.



A foto foi produzida durante uma expedição do CECAV- Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio-MMA), para trabalho de campo na produção de um livro sobre o carste potiguar. Essa e muitas outras fotos da região estarão no livro que deverá ser publicado para o 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia e 19 Congresso Internacional de Espeleologia, que acontecerá na segunda metade de Julho, em Belo Horizonte.



Quer saber mais sobre o concurso? Visite as páginas:
📌 FACEBOOK: @Lucamemorial.Contest
📌 INSTAGRAM: @lucamemorial.contest
📌 TIKTOK: @lucamemorial.contest
 



Nenhum comentário: