“E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

sábado, 2 de agosto de 2008

Abismos no Nordeste (Gruta do pe do Morro, BA e Buraco das Vespas, RN)

Antes que eu me esqueça ou não tenha mais tempo, vou publicar aqui 2 mapinhas de abismos que exploramos no Nordeste durante uma expedição em 2004.
Um deles é na Bahia, região de Paripiranga, do nosso amigo orkuteiro Fernando!
O outro fica no RN, próximo à Felipe Guerra. Neste segundo fomos levados pelo Rostand, historiador local.

Em ambas as viagens estavamos em uma equipe não muito adepta às explorações verticais, portanto, acabei explorando e croquisando estes abismos sozinho. O apoio moral veio da Yuri, que ficou na entrada da caverna, caso algo acontecesse.

No RN foi mais fácil, pois o abismo era menor.
Na Bahia acabei deixando condutos em aberto pois não quis forçar a passagem e me afastar muito estando sozinho.

As fotos foram tiradas em esquema Ninja: colocando a máquina no disparador automático e correndo para aparecer!




Nenhum comentário: