"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Desejo de matar


Tool, o deformado Mickey Rourke de Sin City e 9 1/2 Semanas de Amor, é brutalmente assassinado e  seus companheiros prometem vingança e de quebra salvar a humanidade de um cruel ditador
Este original enredo é a desculpa para reunir um bando de caras-de-mau-em-fim-de-carreira em mais um caça níqueis cinematográfico, quem sabe a turma* mais barra pesada do cinema pós Charles Bronson e seu eterno desejo de matar.

Considerada um dos mais importantes habitats naturais para morcegos na Europa, a Caverna Devetashka foi cenário para as gravações do filme Mercenários 2 e segundo o centro de proteção e estudos de morcegos da Bulgária, diversos morcegos foram encontrados mortos após as filmagens e sua população teria sido reduzida a 1/4, de 30.000 para 8.000. 


Realizada durante o período de hibernação dos morcegos as filmagens teriam violado leis de proteção ambiental e causado diversos problemas ao meio ambiente da caverna e entorno com cortes de vegetação, ruídos e distúrbios pela presença de um grande número de pessoas e equipamentos.

Em troca de um valor irrisório a permissão teria sido dada por um órgão ambiental local sem poder para tal e sem a autorização do órgão Europeu de Conservação de Morcegos. 

foto: Nikola Grancharov/Wikimedia

Durante o Curso Internacional de Impactos Ambientais e Manejo em Carste e Cavernas, em Belo Horizonte, George Veni citou o filme e solicitou que façamos protestos contra ele pelos impactos causado à Caverna e sua fauna. Mesmo sem provavelmente afetar a sua bilheteria deveríamos fazer nossa parte recusando-nos a assistir e incentivando que outros o fizessem em protesto ao impacto e pouco caso da produção do filme em relação à caverna.

*Sylvester Stallone, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme, Dolph Lundgren, Jet Li entre outros


Para saber mais: 

Nenhum comentário: