“E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 21 de março de 2016

Abismos fotografados em São Paulo

Cerca de 7 anos após termos passado apuros com uma chuva no Abismo Toca do Porco, em 2008 (leia aqui o relato), tive a oportunidade de retornar a esta caverna e também conhecer outras cavidades verticais na região de Ribeira, SP.

Na primeira ocasião, por termos priorizado a saída da caverna com segurança e também a topografia, eu praticamente não tive oportunidade de fotografar os belos lances verticais da caverna. Desta vez, o objetivo era outro e consegui alguns minutos para registrar não somente a Toca do Porco, mas também outros abismos da região.

NOTA: Vale a pena registrar que a Toca do Porco está sofrendo com o acúmulo de lixo em seu interior. Para recuperar a caverna faz-se necessário com urgência um trabalho de limpeza de suas galerias complementado com uma ação de contenção do lixo (jogado na drenagem que alimenta a gruta) e um trabalho de educação ambiental com as famílias do entorno.

  






















Caboclo típico do Vale do Ribeira

Equipe

Estas e outras fotos também podem ser encontradas no meu portfólio danielmenin.com/photo.


Um comentário:

Vitor Caetano Alves disse...

Linda fotos, Daniel! Imenso prazer em ter participado!