“E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Curso internacional de espeleo resgate



O Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas em conjunto com a Federação Francesa de Espeleologia (FFS) e o Espeleo Socorro da França (SSF) estão organizando um curso de espeleoresgate voltado para os espeleólogos brasileiros e adaptado às particularidades das cavernas em nosso território.

O curso será realizado entre os dias 4 e 11 de Setembro de 2016, no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR), Vale do Ribeira, em São Paulo. Aproximadamente a 360km da capital, o PETAR representa uma das mais importantes regiões cársticas do Brasil com centenas de cavernas, trilhas e cachoeiras. As aulas acontecerão nos núcleos Ouro Grosso e Santana, localizados no Bairro da Serra, a 15km da cidade de Iporanga.



O curso abrange uma ampla programação de aulas práticas. Destinado aos espeleólogos mais experientes e com pleno domínio das técnicas verticais. As atividades têm um apelo prático e abordam os mais modernos e eficientes sistemas de socorro no ambiente cavernícola. Todo equipamento coletivo – macas, cordas, furadeiras, sistema de comunicação, desobstrução – será oferecido ao participante.

Vale lembrar que este será o segundo curso de Espeleo Resgate no Brasil organizado e ministrado inteiramente por Instrutores Brasileiros, formados pelo SSF, no Brasil e/ou na França. É importante ressaltar que o Curso de Espeleo Resgate de 2016 contará com a Supervisão Pedagógica Presencial de Instrutores Franceses do SSF, no transcorrer de todas as atividades e fases.

Fique atento as datas:
  • Até 30 de junho: envio da ficha de pré-inscrição (link na circular)
  • De 01 a 15 de julho: confirmação e aceitação da inscrição
  • Dia 29 de julho: data limite do pagamento da primeira parcela.
  • Dia 15 de agosto: pagamento final


A primeira circular completa sobre o curso, bem como a ficha de pré-inscrição podem ser baixadas AQUI.



Nenhum comentário: