"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Seria esta uma nova entrada para o abismo Los Três Amigos?

Texto: Thomaz Rocha e Sila (Vagalumne) e Fabio Von Tein
Fotos: Adrian Boiller

Na quarta feira, 19 de dezembro, após 2 dias de cavernadas, Zé Guapiara, eu (Vagalume) e Adrian fomos para uma incursão no morro onde está a caverna Los Três Amigos. Eram dois objetivos: georreferenciar e topografar a Gruta da Borboleta, pendência de uma viagem de 2015, e georreferenciar, explorar e topografar uma fenda encontrada pelo Zé Guapiara e Fábio von Tein quinze dias antes, com potencial de ser uma nova entrada para o Los Três Amigos.
A topografia da Gruta da Borboleta, de pouco mais de 50m de linha de trena, foi tranquila e levou tempo suficiente para o Zé encontrar mais duas cavidades a menos de 100 metros dali. As duas pequenas cavidades estão lado a lado e são inversas. A Gruta achatada, de 15m de desenvolvimento, é completamente horizontal, enquanto o Buraco do Sapo, 6 metros distante da primeira, consiste em uma entrada no fundo de uma dolina íngreme levando por um canudo completamente vertical de 7 metros de profundidade e 1,5m de diâmetro. Como só foi possível constatar essas dimensões ao chegar na boca do abismo, uma vez que a dolina era muito íngreme, o Vagalume teve de equipar e ancorar para a curta descida, que foi frustrante já que estávamos bem acima da grande caverna.
Rumamos finalmente para a fenda descoberta na viagem anterior, por uma trilha que corta caminho, mas atravessa passagens muito íngremes enlameadas no meio de samambaiaçus (o que significa espinhos em todos os lugares). Ao chegarmos, constatamos um grande paredão formando uma cavidade de quase 30 metros de comprimento. O Zé nos falou que exploraram o primeiro nível da fenda e que haveria continuações à direita e à esquerda, sendo a da direita mais promissora. Optamos então por realizar a exploração e voltar topografando, iniciando pela direita. A descida é íngreme e o desnível é passível de acidente, principalmente pela quantidade e tamanho de blocos soltos, mas isso também indica que houve pouca frequência humana. Ao descermos, constatamos que há um primeiro nível, com vários acessos ao que seria um segundo nível inferior. O da direita chegou a um pequeno salão que fechou. Voltamos topografando o nível superior, deixando indicadas as possíveis descidas. Ao chegar ao canto esquerdo, junto à parede, encontramos atrás de um grande bloco uma descida de aproximadamente 6 metros quase negativa em bloco liso, o que nos fez instalar um spit para maior segurança. Ao descermos, a topo retornava o azimute reverso do nível superior, demonstrando que realmente se trava de níveis. No entanto este logo se fechou. Porém, seguindo a linha vertical do paredão à esquerda, ainda descemos para o que parece ser uma outra galeria, cujo acesso passa por um quebra corpo sem vento por baixo de blocos soltos. Já completávamos 9 horas de atividade e, no terceiro dia seguido de cavernada, o cansaço e projeção da trilha da volta nos frearam. Optamos por aguardar a plotagem da linha de trena para verificar o quão promissor é o local.
Para nossa alegria, a linha de trena demonstra que o local que paramos está a aproximadamente 40 metros do último ponto de topografia do Los três Amigos! Em breve realizaremos uma incursão de ataque ao local para tentearmos esta conexão.


-->


Observe no canto superior esquerdo a linha de trena da fenda em direção ao abismo Los Três Amigos.
Em cinza a representação do terreno.

Nenhum comentário: